Crianças brincando e aprendendo

segunda-feira, 25 de junho de 2012

POR QUE ENSINAR A PARTIR DE BRINCADEIRAS?

O processo de ensino aprendizagem através da ludicidade configurou-se uma atividade muito gratificante e prazerosa, além disso, jogos e brincadeiras podem desenvolver os educandos, de modo que os mesmos vão ampliando seus conhecimentos, raciocínio lógico, interação, ou seja, a aprendizagem se dá naturalmente, aprendendo sem perceber, essas brincadeiras é um inicio para despertar, valorizar a sua autonomia e criatividade.
As atividades lúdicas utilizadas em sala de aula são consideradas um meio pelo qual a criança desenvolve sua criatividade, seu espírito de liderança e a capacidade de atuar em grupo, de socialização, pois através dos jogos em grupo a criança aprende a repartir, a ouvir, pois com o lúdico o educador tem a oportunidade de observar o desempenho e a dificuldade encontrada em cada educando, devendo expor vários jogos educativos, histórias, brincadeiras diversas, deixando os educandos ter autonomia de escolher.
O educador desempenha a função mediadora no processo desenvolvimento infantil, psíquico e intelectual. As atividades lúdicas serão apresentadas aos educandos, mostrando a estes que a brincadeira tem as regras e existem para ser respeitadas. Essas atividades se dar prazerosa e com ótimo nível de aprendizagem.
O educando, por sua vez, é estimulado de forma ampla, por meio da exploração do meio ambiente tendo mais chances de praticar as habilidades motoras e consequentemente de dominá-las com facilidade. Algum tempo atrás as experiências motoras vivenciadas espontaneamente pelo o educando e suas atividades diárias eram suficientes para que adquirissem as habilidades motoras e se formasse uma base para o aprendizado mesmo que complexo.                 
Conclui-se então que o brincar, o dinâmico é realmente importante para o envolvimento e interação com o meio social e o ambiente escolar. Para VYGOTSKY (1987), a aprendizagem e o desenvolvimento estão estritamente relacionados, sendo que os educandos se inter-relacionam com o meio objeto e social, internalizando o conhecimento advindo de um processo de construção.

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